Rosa de Jericó- lições de uma trajetória e atuação na alma humana

Rosa de Jericó.
Essa planta chamada de Rosa de Jericó ou planta da Ressurreição nasce em regiões desérticas, essa, da qual foram elaborados esse novo Floral e o Óleo, veio do Deserto de Israel.
Quando ela “sente” que as condições de umidade e de nutrientes estão muito deficientes, se enrola como uma bola, se desenraíza do solo e torna-se “vulnerável e entregue” aos ventos do deserto para que a levem para algum lugar mais propício.
Quando ela “sente” que o lugar onde “aportou” tem condições de umidade e de sobrevivência propícias, ela começa a florescer novamente, como num renascimento, numa ressurreição. Ela se abre, deposita suas sementes, que germinam. Se o “sensor” da planta “perceber” que ali ainda não é o melhor lugar para seu pleno florescimento, ela repete o processo de desenraizar-se, de enrolar-se, de “morrer” e entregar-se aos ventos até encontrar o melhor lugar. Essa planta pode ficar mais de 30 anos como “morta” e se as condições de umidade e alimento surgirem, ela renasce, se enraíza, germina!!!!!

O floral e o óleo (unção) da Rosa de Jericó atuam positiva e firmemente (porém de maneira suave) em situações da nossa vida nas quais a “roda não gira” e os “nós” precisam ser desatados. A atuação é eficaz em situações nas quais o que é essencial precisa ressuscitar, desemperrando o que está preso, revitalizando o que está morrendo e não deveria morrer pois é necessário na nossa vida; matando o que precisa ser morto, posto que já não tem função, é impeditivo no nosso caminho evolutivo. As vibrações da Rosa de Jericó presentes em sua essência floral e em seu óleo (unção) nos auxiliam a entrar em sintonia com o que é propício e valoroso para nossas trajetórias existenciais, com o que tem “caldo” essencial para a manifestação do nosso melhor!!! Ela ajuda muito na expressão do nosso potencial artístico, vocacional, impulsionando a manifestarmos no mundo as nossas aptidões, habilidades e talentos e na hora certa, no lugar certo, com as pessoas certas.

É uma essência floral e um óleo (unção) que trazem em sua “bagagem energética” a fé, principalmente na própria intuição; ajudando-nos a discernir intuição de “cochicho” interno. A vibração energética da Rosa de Jericó contida nesses produtos, cuidadosamente preparados , vai limpando os caminhos que impedem essa intuição básica de ser ouvida pela nossa mente consciente, além de limpar a carga emocional que interfere nessa conexão sutilíssima que temos (em potencial) com a Existência. Muitas crendices acerca dessa planta são veiculadas, principalmente na Europa, tais como: ela é um talismã poderosíssimo, atrai sorte financeira, ajuda a encontrar a alma parceira, limpa a negatividade do ambiente, inclusive inveja e maus olhados. Claro que com crenças fortemente arraigadas não se discute, porém o que tem de verdadeiro nelas, é que de fato, ao tomarmos a essência da Rosa de Jericó ou usarmos seu óleo (unção), o nível de sintonia aumenta muito e nos tornamos mais atentos e com os sentidos mais aguçados para saber quando agir, quando aquietar, quando mudar, a hora certa de nos manifestarmos ou não, clareando inclusive nossa verdadeira intenção. Ela traz o ensinamento, dificílimo, para muitos de nós, de saber agir na hora certa, adequada; ou seja, ela trabalha um nível de paciência muito mais elaborado, que é a paciência daqueles que esperam o “cozimento” correto, esperam o amadurecimento pleno da fruta para ser degustada; da ação precisa de quem viveu, experimentou a impulsividade que gerou a inadequação e o insucesso; por isso luta com intenção clara de vitória, sendo essa a tradução melhor do sentido da palavra perspicácia!!!!. A Rosa de Jericó traz também a capacidade de mudar quando se sente que “não é ali o seu destino, não é propício continuar assim”; buscando sempre o melhor encaixe vital/Existencial. Já houve quem dissesse que a vida é um quebra-cabeças (Puzzle), então vamos com paciência e atenção focada (perspicácia) encaixar todos os nossos pedaços na intenção clara e precisa de construir nosso TODO em interação constante com o que já é inteiro. A descrição de como essa planta nasce, vive, sobrevive, como ela tem uma INTELIGÊNCIA VIVENCIAL e de como a pessoa que estará usando a essência, o óleo se beneficiará da trajetória dessa planta é fundamental.. …Com minha melhor intenção e conexão com a cura; Com Deus!!!!

About these ads
Esse post foi publicado em A Alma e os Arquétipos das Flores. Bookmark o link permanente.

31 respostas para Rosa de Jericó- lições de uma trajetória e atuação na alma humana

  1. Parabéns, meu querido professor, só estava faltando você aliar-se aos “blogueiros”. Serei uma leitora assídua dos seus artigos. Abraços. Ivete Adavaí-Rio de Janeiro-RJ.

    • zelia Maria cursino disse:

      Meu querido amigo Hercoles, esse floral chegou no momento em que eu mais precisava! Estou fazendo uso dele há uns 3 meses, e aos poucos, estão acontecendo umas transformações na minha vida emocional, como se esse floral estivesse caminhando dentro do meu ser e me transformando para melhor. Especialmente com relação à minha criatividade musical, pois sou cantora e sinto que está abrindo uma força,uma energia criativa na minha alma e minha voz está fluindo melhor. As pessoas estão sentindo o meu desempenho vocal e performance otimizados; minha memória para decorar as letras está melhorando, porque diminuiu a minha ansiedade. Com relação à organização financeira estão abrindo caminhos e as soluções estão chegando. Sinto como Nossa Senhora Desatadora dos Nós estivesse “piano piano”, entrando dentro do meu ser e “catando os cacos” e me restruturando . Obrigada amigo, porque através do seu trabalho maravilhoso, você está proporcionando esta feliz contribuição para o Universo da Alma das pessoas. Zélia Cursino-Rio de Janeiro-RJ

      • Amigo Hércoles. Muito obrigada pelos seus escritos. Esse texto da Rosa de Jericó veio na hora certa, tocou minha alma, mesmo! Obrigada por compartilhar, por orientar, por ser amigo! Com carinho, Alba M Torres-Curitiba-Pr.

  2. Araci Gomes disse:

    Parabéns pelo blog, Hercoles querido. Está muito bom.
    Fiquei especialmente encantada com a sabedoria e perspicácia da Rosa de Jericó.
    Volto qualquer dia desses para passear por aqui. Grande abraço.

    Araci Gomes-Chathan, MA-USA.

  3. Mônica Mohr disse:

    Eu tenho uma experiência pessoal com a Rosa de Jericó que qquer dia descrevo um pouquinho nos comentários pra testemunhar o resultado surpreendente que causou na minha vida. Evidente que, tendo um super acompanhamento teu, tudo fica mais Rosa de Jericó. ;)

    Este blog era o que precisávamos para ter um contato mais pessoal contigo!!!

    bjossss Monica -RJ.

  4. Hércoles, Querido Amigo, que Alegria e que Beleza o teu Blog!
    Que serviço maravilhoso você está prestando com as suas palavras, generosas, que compartilham os seus questionamentos, as suas descobertas e dicas, como essa da Rosa de Jericó, que você tão calorosamente compartilhou comigo e fui, (continuo sendo!) uma das primeiras a fazer a experiência e sentir na pele e na Alma os resultados benéficos dela e do “EU SOU A RESSUREIÇÃO E A VIDA!”
    Quero te parabenizar e agradecer pelas tuas sábias palavras, pelas tuas Histórias, (como Contadora de Histórias, não posso deixar de te agradecer por tantas lindas Histórias!), pela tua generosidade nessa doação de conhecimentos e pela tua Amizade! Você merece tudo de bom!
    E você faz parte da minha “Ressureição”, desse momento de transformações e mudanças que estou vivendo! Um beijo enorme e fica com Deus,
    PRISCILA CAMARGO – Atriz e Contadora de Histórias-RJ.

  5. Jane Jacy disse:

    Sempre gostei de apreciar os jardins, trazem paz e beleza aos nossos olhos, à nossa alma. Porém, nunca tinha visto a Rosa de Jericó, nem sabia que ela existia. As outras rosas, ao nosso olhar, são familiares e, além disso, são dependentes do cultivo do floricultor, esperam o cuidado de alguém, mas a Rosa de Jericó não, ela tem sua independência natural ensinando ao ser humano que renovar/buscar é preciso! Sempre.
    Jane Jacy-Belo Hte.-MG.
    .

  6. Hércoles, a vida é uma benção! Falar com voce foi incrível, o tempo estará sempre aí. Adorei.
    A Rosa de Jericó veio como um presente divino neste momento.
    Beijos, Ma Prashanto (Eliana Lisboa)-Porto alegre-RS.

  7. Fátima Mª Caran Miranda disse:

    Querido amigo, como faço para ter acesso ao óleo ou essencia floral da Rosa de Jericó?!
    Lembrei-me da história “Lenda das Areias”, com que venho trabalhando há um bom tempo e mas que ainda tenho um enorme trecho a percorrer.
    Beijos; Fatima Caran-Teófilo Otoni-MG.

  8. Dayse Faria disse:

    Eu tenho o privilégio, que eu considero também um presente de Deus, de ter o Hércoles Jaci como amigo, como “orientador”, porque para ele, eu sou Dayse da forma e do jeito que sou, pois nunca me escondi dele em defeitos e qualidades. Eu sou o que sou, e ele como uma pessoa intuitiva, inteligente, capta quase tudo à sua volta, e conhece profundamente meu habitat, minha família, minha história, meu “redor”, o que ratifica meu sentimento de ser presenteada por Deus por ter um amigo fiel assim. Nas horas das verdades mais cruéis, ele tenta ajudar em tudo, me apoiando a re-significar os acontecidos. Eu com a confiança total nele fui das primeiras clientes dos Florais de Bach por volta de 1988. Hercoles tem o dom de explicar claramente as coisas, uma capacidade didática, o que me fez acreditar naquilo que era só uma experiencia ainda. Eu sentia, nessa época, várias confusões e falta de contato comigo mesma, falta de consciência das coisas, faltava clareamento e aí em contato com esse amigo e com esses florais, eu fui adquirindo clareza, centramento e discernimento. Uma das primeiras coisas que nos atraiu foi a alegria: eu sou alegre e ele tamém o é. É um atributo que recebemos juntos de Deus. Durante esses 24 anos de amizade, Hercoles tem sempre novidades terapêuticas e essas novidades ele sempre direciona para quem pode usufruir das funções terapêuticas delas. Ao me observar, como sempre faz, ele me indicou tomar o floral e usar o óleo da Rosa de Jericó. Não tenho palavras para agradecer! Abri meu coração para mais essa experiencia e mais uma vez fui “revolucionada”. A Rosa de Jericó tem provocado um renascimento, uma ressurreição e eu tenho encontrado em minha vida, tesouros que considerava perdidos, “mortos” e que descubro a cada dia estarem vivos, disponíveis para mim. O que é essencial nunca morre! Salve a Rosa de Jericó! As pessoas que convivem comigo tem me relatado que eu estou tão bem, mais feliz, cheia de esperança. O que elas vêm é que eu estou vivendo……..Nasci em 1938, comecei ballet em 1948 nas primeiras turmas de Ballet clássico de Belo Horizonte (fui colega de Angel Vianna, Klauss Vianna, Décio Otero) e hoje aos 72 anos continuo dançando e lecionando, principalmente a dança do ventre. A Rosa de Jericó me ajuda hoje a me sentir começando, reiniciando sempre, a saber que essa é minha vida, reconhecendo e honrando que venci/venço todos os preconceitos de antes (as bailarinas eram mal vistas) e os de hoje: como pode uma mulher dançar aos 72 anos?
    Somente eu e meu contato íntimo e profundo com Deus pode me dizer aquilo que posso!!!!!!Um beijo agradecido; Dayse Faria-Belo Horizonte-MG.

  9. Alessandra Arantes Volpini disse:

    Tio Hércoles,
    Tive o privilégio que poucas crianças têm hoje, de ter tido uma infância maravilhosa, de ter sido muito amada e conviver com uma família de pessoas sensíveis, amorosas e criativas. Hoje, apesar de viver algumas incertezas, procuro entender cada membro dessa família que foi tão bem cuidada pela vovó e pelo vovô, seus pais. Percebo que você está sempre melhorando e revendo alguns pontos para atender sua alma e isso é querer renovar como a Rosa de Jericó, tão bem explicada aqui em suas funções como floral e óleo. Sinto muito orgulho de ser sua sobrinha.
    beijos.
    Alessandra Arantes Volpini-Recife-Pe.

  10. Hercoles, bom dia! obrigada pelo texto postado no Facebook sobre a Rosa de Jericó, que me trouxe aqui. Enviei para outras pessoas, claro. E parabéns pelas formulações claras e plenas de afeto. Deus te Guie sempre. Abraços- Al Fattah-Severina do Carmo-Fortaleza-Ce.

  11. Niels J Petersen disse:

    Querido amigo Hercoles – Parabens e obrigado pela história aqui no seu blog e no FaceBook esclarecendo sobre esta planta milagrosa. Eu tenho o privilégio de ter essa planta “ao vivo” aqui comigo em casa, me foi dado de presente há muitos anos – ela dorme quando eu durmo ( se recolhe), e é um espelho para mim.
    Eu não sabia sobre a existencia do óleo e do Floral, e com certeza vou fazer uso dos dois.
    Você tem acresentado muito com suas contribuições no FaceBook, muita coisa tem sido de vital importância para mim.
    Obrigado, amigo e companheiro de jornada.
    Com Deus
    Niels Petersen- Rio de Janeiro-Rj.

    • Virginia disse:

      Niels, querido amigo, que coisa incrível isso. Também fiz uso desse floral, indicado pelo querido Hércoles, a quem eu só tenho que agradecer a amizade e, da mesma maneira que você, o compartilhar dessas experiências com essa rosa de Deus. Há 6 meses, graças a isso, fiz uma experiência com o floral e os acontecimentos foram de uma riqueza tamanha, que não há palavras para descrever a sutileza de como certas peças, opacas, largadas no ‘meu baú’ por total preguiça, acabaram vindo à luz com tanto brilho e clareza e puderam ser abraçadas e direcionadas para seus nobres lugares.
      Sou grata a todos os instrumentos que possibilitaram essa dádiva e bênção divinos.

      Grata-Virgínia Finzetto-Atibaia-SP

  12. Hércoles, hoje comprei o floral Rosa de Jericó. Grata pela sua generosidade de compartilhar esse conhecimento com a gente. Sua sensibilidade e sua experiência fazem com que a gente redobre a fé na sua indicação. Depois lhe conto os efeitos ….
    Parabéns pelo seu Blog! Abraço carioca, Maluh

  13. Suzana disse:

    Querido Hércoles, vc está sempre tão perceptivo aos movimentos da vida; isso é uma benção. Vou tomar depois te conto….Parabéns pelo seu blog! Obrigada por compartilhar, e por sua “cuidadora” e carinhosa atenção. Abraços,com Deus.
    Suzana Goulart-Rio-RJ.

  14. Elizabeth disse:

    Que coisa! A gente sabe, vive e sempre se espanta: a sincronicidade. Estava pensando sobre isso: os nós, o buscar condições favoráveis pra viver de verdade. Olho no facebook e está lá postado por uma amiga; vim conferir. Co-incidência é o jeito que Deus acha pra se manifesar discretamente. Obrigada! Vou procurar saber mais e, quem sabe, fazer uso da Rosa de Jericó. Deus continue iluminando você! Elizabeth

  15. Mara Loureiro disse:

    Hércoles amigo querido, depois de quase 3 meses me tratando com as tuas orientações e tomando a Rosa de Jericó, vejo meus olhos lentamente desembaçarem a vista de mim mesma. Aos poucos começo a me tornar realidade para mim, coisa que tinha abandonado ainda bem criança.
    Outro dia me dei conta que a vontade de ir embora do mundo, ou da minha casa, ou de qualquer lugar, havia me abandonado. Passei a vida toda à procura de uma voz inquieta que parecia estar em outro lugar. E assim eu fui me mudando, de lá pra cá sem encontrar nada do que buscava e quando me dava conta ” que estava perdida”, sempre queria morrer. Esse sofrimento não está mais presente.
    Lentamente “eu subo os degraus” e cada passo revela mais um pedacinho de mim.
    Obrigado Hércoles. Você é uma pessoa imprescindível e maravilhosa! Mara Lúcia Loureiro-Porto Alegre-RS.

  16. Hildacira Gritti disse:

    Como tudo tem a hora certa para acontecer, só hoje tomei conhecimento deste texto lindo, tao esclarecedor e escrito com tamanha propriedade e sensibilidade. Grata por compartilhar. *a pessoa certa, na hora certa, no momento certo.
    abraço.Com Deus.
    Hildacira Gritti- ABC- SP

  17. Ana Gibson disse:

    Hercoles, adorei conhecer o seu blog e a história da Rosa de Jericó. Coloquei o link na minha página no Facebook e está fazendo o maior sucesso. Você sabe me dizer onde posso encontrar o óleo essencial aqui no Rio de Janeiro? O floral encontrei na Quintessência … Abraços fraternos!
    Ana Gibson – Rio de Janeiro – RJ

  18. Geisa disse:

    Hercoles,
    Adorei a Rosa de Jericó!
    Sinto que neste momento seria muito bom eu fazer um trabalho com esta energia!
    Estou buscando um novo espaço para o meu trabalho de atelier e refazendo os meus conceitos sobre a minha pintura e minhas desconstruções.
    um grande abraço
    Geisa Buzelin-Belo Horizonte-MG.
    PS: Gostamos muito de conversar com você na padaria…

  19. Gabriela disse:

    Gracias Hercoles!! muito bom!Gabriela Zanone-Rio de Janeiro-RJ

  20. Domingos Sávio Cordeiro disse:

    Obrigado Hercoles. Vou me aproximar dessa rosa e sentir o que acontece. Sávio Cordeiro – Juazeiro do Norte – CE

  21. Domingos Sávio Cordeiro disse:

    A planta tem uma história bonita. É um mito no sentido de lembrar Jesus, a tradição judaica e coisas boas. Dizem que sua presença faz bem ao ambiente e dá sorte. Então comprei uma rosa de Jericó pela Internet. Coloquei-a no centro da sala para dar sorte. Brotou umas folhinhas que de perto exalavam um cheiro doce. Depois de uns 30 dias, começou a cheirar a esgoto, mesmo eu trocando a água diariamente. Escrevi para a fornecedora e ela me ressarciu enviando outra. Quando trocava a água da primeira rosa, sempre deitava fora a água usada antes, no mesmo vaso com areia. Aí, começou a brotar umas plantinhas diferentes. Hoje tenho quatro rosas ainda pequeninas. Têm o crescimento lento e são exigentes: não gostam de sol pleno, vento, nem muita umidade. Ao que parece estão se adaptando, pois continuam crescendo.
    Aqui no blog há depoimentos sobre os efeitos do floral, que se misturam como quase tão positivos quanto interagir com o Hércoles.
    Geralmente uso o floral Verbena. Tem a ver com meu temperamento. Parei com ele para tomar o floral Rosa de Jericó. Atraiu-me a ideia de ajudar a realização do meu potencial artístico, vocacional, aptidões, habilidades e talentos. Comprei dois frascos e tomei-os. Se funcionou, não percebi. Talvez devido aos momentos tumultuados em meu cotidiano recente, não sei.
    Fico feliz em você está bem, ajudando a gente com palavras. Abraços. Sávio cordeiro-
    Crato-Ceará

    • Luciana Alvares Pereira disse:

      Hercoles, eu venho usando o óleo da Rosa de Jerico e senti uma melhora muito grande nos edemas dos pés, que foram provocados pela quimioterapia. . Eu passei no local fazendo massagens. O meu médico me disse que esses edemas iam me acompanhar o resto da vida….. E estou sentindo que com o óleo está tendo uma regressão. Um grande abraço
      Luciana Alvares – Belo Horizonte-MG

  22. Katia disse:

    Querido Hercoles, estou tomando o floral Rosa de Jericó tem uns 2 meses, a minha mudança interior é imensa, o que tem me chamado a atenção, é o meu rompimento com coisas, fatos e pessoas do passado, rompimento esse que nunca pensei que fosse capaz. Hoje percebo tudo como se eu enxergasse um filme, é uma sensação de liberdade imensa e maravilhosa. Sei que ainda tenho muitas situações a trabalhar mas essa sei que foi uma das principais, me libertar. Obrigada Hercoles por esse lindo trabalho, e desejo que outras pessoas possam ser beneficiadas. Abraços Kátia – São Paulo – SP

  23. Uma essência que venho utilizando comigo há 2 anos e realmente, quando faço as pausas, sinto uma enorme diferença no meu estado geral.
    Hercoles conhece muito desse assunto, e, aprendo com ele e faço minhas experiências.
    Texto recomendadíssimo…Rosa de Jericó!
    Boa noite!Sandra Moreira

  24. Tomei este final de semana!!!! D I V I N O…
    Tô Pasma! Não é que desatou os nós? Poderosíssima!!!
    Escrevi um artigo no meu blogeer que transcrevo aqui:
    Quem não o é?
    Não responsabilizar-se pelos caminhos onde por ignorância ou falta de experiência erramos e daí gerando atos que necessitam ser aprimorados. Revividos, revividos e revividos até estarem em comum acordo com a natureza divina.
    Estamos hoje aqui presente neste planeta para podermos refazer o dever de casa. Quando isto nos traz dor física, moral, espiritual ou social muitas vezes não aguentamos a tal situação que nós mesmos num momento anterior colocamos em nossa trilha. Porque eu? Aí estamos na vitimação. E ficamos nela, anos a fio e pregunto-me: reencarnações?

    Anos fiquei a vitimar-me. Era muito mais fácil atribuir a uma pessoa os fracassos de minha vida que assumi-los de corpo e alma. Prendi-me em conceitos errôneos e adaptei-me com meu corpo inerte e hoje digo que a alma também ficou. Que |horror admitir isso! Que bom saber disso em mim.!

    Ontem vivi uma experiência usando um floral “Rosa de Jericó”.
    Entendi literalmente esse processo que agora, desatado os nós fica em mim essa sensação de eu inteira, somente eu, unidade divina pertencente, viva, pulsante no Planeta, no todo.

    Percebi completamente a grande diferença: Ela, a pessoa que a tudo culpava, que definia como causadora de minha infelicidade estava lá ou aqui perto de mim. Mas ela tem um modo de ser, de pensar e agir e tem todo o direito de ser como é. Eu também podia tudo isso. Mas meus momentos eram só meus, para serem revividos somente por mim. Até podiam ser por nós duas, mas o sentimento que eles deixavam em mim eram só meus. Ela participava mas não co-participava.
    Somos dois seres que embora trilhemos a vida juntas não precisamos emaranhar nossas almas.
    Hoje, clara e tranquila estou.
    Obrigada Santa Rosa de Jericó! Gratidão Hércoles!!!- Maria Cristina Pimentel de Freitas- Rio de janeiro

  25. Fatima Regina Lacerda disse:

    Querido Hércoles, nos encontramos em São Pedro da Serra, na Páscoa. Estou usando o floral da Rosa de Jericó e coisas maravilhosas estão acontecendo. Partes adormecidas renascem e a capacidade de amar florescendo. Também estive muito tempo ao vento e as águas da vida me trazem coragem, fé, clareza mental, uma alegria íntima, foco no que é essencial, um contato com o Ser, que, finalmente, parece estar no comando, tranquilo e soberano. Um grande beijo e muito obrigada. Não podemos perder o contato. Fátima Regina Lacerda

  26. Hercoles Jaci disse:

    Prezado Prof. Hércoles (hoje estou séria). Ontem após tomar um delicioso banho sentei em minha cama, como sempre faço e enxuguei-me com uma deliciosa toalha. Depois entrei em intenções necessárias e passei o Óleo da Rosa de Jericó em partes do meu corpo, delicadamente e com a intenção presente em cada gesto. Acabei de arrumar-me e desci para trabalhar. Chegando lá em baixo no prédio….. ACONTECEU!: Por que carregar isso tudo comigo: mágoas, ódios, rancores e essa tristeza toda, muita tristeza, pouca, tristezas P, M, G, GG. extra G.macro e microscópica?????.. Xô tristeza vou mandar vc embora.!!!!!! Quero livrar-me dessa bagagem de ilusões não necessárias que criamos e ficam ocupando espaços. Quero desfazer-me das humilhações que passei, sentimentos de inferioridade que senti, de não ser amada e queria, de não pertencimento a esse mundo de Deus. Xô, xô, xô…Vou fazer um lixão, vou fazer um lindo lixão de cores com nuances da escuridão e queimar tudo; das cinzas farei pó, que num sopro de libertação voará pela luz de um arco-iris. Quero escorregar-me nele e brincar como criança, sorrir e amar, amar, amar…. e amar, infinitamente! Maria Cristina Freitas- Rio de Janeiro- RJ

  27. Querido professor.estou adorando seu blog..E em especial esse: da Rosa de Jericó.Márcia Godoy- Rio de Janeiro-RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s